Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

2ª via gratuita do documento do veículo

Como solicitar a 2ª via gratuita do documento do meu veículo, se ele não chegou?

Se você quitou todos os débitos para  licenciamento anual do seu veículo e ainda não recebeu o documento (CRLV), consulte a data de postagem na Central de Serviços do DetranRSA previsão de entrega é de até 15 dias, a contar dessa data. Nos casos em que o prazo previsto já venceu, o proprietário do veículo poderá solicitar a 2ª via do documento, sem custos, em até 30 dias.

Exemplo: 
Data de postagem nos Correios: 01/03/20
Previsão de entrega: até 15/03/20
Prazo para solicitar a 2ª via gratuita: 13/04/20

Como fazer? 
Na Central de Serviços, menu Meu(s) Veículo(s) > Consultas Adicionais, clicar no botão azul OBTER 2ª VIA DO DOCUMENTOO pedido será analisado pelo DetranRS e, se for constatado que a entrega não foi confirmada pelos Correios, apesar de estar correto o endereço do proprietário, poderá ser gerado um novo documento gratuitamente.

Importante!
Atualmente o documento é colocado diretamente na caixa de correio, não sendo mais necessária a presença de um morador no local para o recebimento. Por isso, é muito importante que o endereço do proprietário do veículo esteja atualizado e completo nos registros do DetranRS.

Nos casos em que o destinatário é morador de zona rural ou mesmo urbana que não conta com entrega domiciliar, ele deve dirigir-se ao posto de Correios de sua região para a retirada do documento, tal como faz normalmente para o restante de sua correspondência. O documento será armazenado ali por 20 dias.

Caso a entrega não seja efetuada por erro de endereço, mudança de endereço, ou a não retirada na central dos Correios (para quem mora em local sem entrega domiciliar/rural) em até 20 dias, o documento será destruído. Nestes casos, o cidadão deve se dirigir ao CRVA para solicitar a devida correção do endereço e pagar nova taxa de expedição de CRLV.

Impressão do documento em casa
Se preferir, o proprietário do veículo pode imprimir por conta própria o documento diretamente pela internet, por meio do Portal de Serviços do Denatran ou do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única, e terá total validade jurídica para rodar com o veículo.

DetranRS - em defesa da vida