‘A escolha é sua’ é tema da campanha da Operação Viagem Segura

Imagem com carro acidentado, virado de cabeça para baixo
Frame do VT "Velocidade" - Foto: Divulgação DetranRS
Vai ao ar nesta quinta-feira (18) a campanha “A escolha é sua”, assinada pela Operação Viagem Segura. Com peças para televisão, rádio e redes sociais, a campanha aborda dois dos comportamentos de risco mais frequentes e nocivos observados na estrada: o excesso de velocidade e a falta de uso do cinto de segurança. A proposta é mostrar ao condutor que, além das leis de trânsito, há as leis da física, que, quando desrespeitadas, geram graves consequências.

Para a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, a campanha é dotada de “embasamento técnico e sensibilidade, demonstrando ao público, de forma técnica, as graves consequências de comportamentos que desafiam as leis da física - e sobretudo as leis da vida”.

A campanha foi veiculada pela primeira vez em 2014 e, neste ano, vai ao ar nos principais feriados. A criação da campanha, em 2014, competiu à agência Morya, com produção da Zeppelin Filmes. A reveiculação neste ano foi conduzida pela agência Brivia Dez.

Além do DetranRS, assinam a ação a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Brigada Militar (BM) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a Viagem Segura
Com sete anos completados no último feriado de 15 de novembro, a Operação tem como principais parceiros Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC na Capital), ANTT, DNIT, Cetran/RS, Daer, EGR, Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.

Com 100 edições realizadas, a operação somou mais de 5,5 milhões de veículos fiscalizados e 244,3 mil testes de etilômetro aplicados. Foram registradas mais de um milhão de infrações, sendo mais de 20 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 94 mil veículos e 26,4 mil carteiras de habilitação irregulares.
__
Veja os VTs: