Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura de Ano Novo registra mais infrações por alcoolemia no Litoral

Publicação:

BALADA
Imagem de arquivo - Balada Segura em Xangri-lá

A julgar pelas blitze realizadas pela Balada Segura no Litoral no feriadão de Ano Novo, muitos condutores ainda acreditam que, durante o veraneio, a segurança também pode tirar férias. 

Foram abordados 199 veículos no Litoral Norte entre os dias 27 e 30 de dezembro, sendo que 36 deles foram autuados - praticamente 18% dos abordados. Eles incorreram em 50 infrações variadas. Já na Capital, no mesmo período, foram abordados 623 veículos e registradas 301 infrações, sendo que 29% dos veículos abordados foram autuados.

Se focarmos na alcoolemia ao volante, enquanto no Litoral foram autuados 22 condutores (sendo 18 por recusa ao teste), na Capital foram 53 os condutores autuados, dentre os quais 43 por recusa e 2 por crime. Isso dá uma relação de 11,06 % de autuados no Litoral pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, contra 8,5% em Porto Alegre. 

Como piloto da Operação Verão, a Balada Segura foi realizada durante o mês de dezembro somente nos finais de semana. A partir desse início de janeiro, as fiscalizações da Balada Segura acontecerão em pelo menos cinco dias por semana, em logradouros diversos do Litoral. O objetivo, como sempre, é o de tirar das ruas e estradas motoristas alcoolizados, potenciais causadores de acidentes de trânsito.

DetranRS - em defesa da vida