Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS discute projeto de cooperação técnica internacional com a Unesco

Publicação:

Reunião DetranRS e Unesco
Reunião ocorreu na Direção-Geral do DetranRS - Foto: Divulgação DetranRS

Na quarta-feira (22), a diretoria do DetranRS reuniu-se com o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Fábio Eon, e com o diretor de Cooperação Técnica Internacional do Estado do Rio Grande do Sul, Cícero Lima. O encontro tratou do interesse das partes em estabelecer planos de cooperação para tratar questões relacionadas à educação, saúde e redução de mortes no trânsito – áreas prioritárias do DetranRS.

A Cooperação Técnica Internacional (CTI) é um importante instrumento estratégico de desenvolvimento capaz de produzir impactos positivos em questões sensíveis dos Estados, visando a melhorar a qualidade de vida, modificar realidades, promover o crescimento sustentável e contribuir para o desenvolvimento social.

A parceria com a Unesco facilita o compartilhamento de experiências e boas práticas com outros organismos e países, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transferência de know-how, a vinda de especialistas internacionais, a aproximação com instituições internacionais de ensino. Foram mencionados dois cases de sucesso: um entre a Unesco e o Denatran no Projeto Rumo à Escola, com capacitação de professores para a educação para o trânsito, e outro entre a Unesco e o Detran/DF na área de trânsito, com a realização de encontros e seminários para formação na área de educação para o trânsito, a vinda de especialistas de outros países, além da realização de estudos e diagnósticos dos problemas específicos do DF.

O diretor de Cooperação Técnica Internacional do Estado do RS, Cícero Lima, afirmou que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) intermediará todo o processo para a firmatura da CTI.

O diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci, salientou a importância dessa cooperação para as áreas estratégicas de educação e segurança no trânsito, visando à redução da mortalidade no Estado. Levantou a necessidade de um estudo e diagnóstico, por exemplo, sobre o uso de novos modais em vias públicas, como os patinetes, e o respeito aos pedestres. Enfatizou que essa parceria deve ocorrer sob a égide e coordenação da Secretaria da Segurança Pública do Estado.

A diretora institucional Diza Gonzaga e o diretor técnico Fabio Santos ficarão responsáveis por agendar reuniões técnicas e construir os pilares iniciais desse projeto de CTI, a ser submetido ao Governo.

DetranRS - em defesa da vida