Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS e CRVAs reúnem-se para debater o registro de veículos e pensar a segurança no trânsito

Publicação:

Imagem do auditório onde foi realizado o encontro Dialogando, em Caxias do Sul, com os participantes posando, em pé, na frente do palco
Os 49 municípios da região serrana contam com 26 CRVAs, que estiveram reunidos com técnicos do DetranRS em Caxias do Sul

No Rio Grande do Sul, 37,2 % dos veículos envolvidos em acidentes fatais são automóveis; no Corede Serra, essa porcentagem salta para 43,1%. Da mesma forma, enquanto no Estado visto globalmente 19,1% dos veículos acidentados são motos, no Corede Hortênsias eles são 30,6%. Já no Corede Campos de Cima da Serra o envolvimento na acidentalidade fatal que mais chama a atenção envolve caminhões: 17,3%, quase o dobro dos 9,3% contabilizados no Estado. Juntos, os três Coredes são responsáveis por cerca de 11% da frota do RS. 

Os 49 municípios da região serrana contam com 26 Centros de Registro de Veículos, que estiveram reunidos em Caxias do Sul na última quarta-feira (06). Os dados estatísticos foram apresentados pelo DetranRS aos CRVAs dentro do projeto Dialogando - Coprodução de Soluções em Registro de Veículos. O objetivo é chamar a atenção dos profissionais que atuam nos CRVAs – titulares, coordenadores e IVDs – para a importância de seu trabalho na construção de um trânsito mais seguro, ao permitir que circulem somente veículos que atendam a todos os requisitos de segurança. “Tanto para nós, servidores do DetranRS, como para todos os nossos credenciados, que são os braços da autarquia junto ao cidadão, a missão é a mesma: trabalhar em defesa da vida. Esse é nosso objetivo maior, e os CRVAs são parceiros estratégicos nessa luta”, explica Fábio Pinheiro dos Santos, diretor técnico do DetranRS. 

Dialogando - Coprodução de Soluções em Registro de Veículos deve atingir todos os 225 CRVAs do Estado até meados de 2020, quando se inicia novo ciclo de encontros técnicos. O projeto que visa um constante aperfeiçoamento no atendimento ao cidadão está sendo realizado em instalações cedidas por instituições de ensino parceiras. Nessa edição, o DetranRS contou com a colaboração da Universidade de Caxias do Sul.

DetranRS - em defesa da vida