DetranRS engajado na Operação Integrada Metropolitana do governo do Estado

O governador Eduardo Leite, o diretor-geral do DetranRS Enio Bacci e outras autoridades na cerimônia que marcou a Operação Integrada Metropolitana
Diretor-geral do DetranRS Enio Bacci participou da cerimônia que marcou a primeira mobilização conjunta das forças de segurança

Com blitz de trânsito da Balada Segura e gestão dos desmanches no Estado, o DetranRS participou da Operação Integrada Metropolitana, lançada pelo governador Eduardo Leite na última sexta-feira (08).  O diretor-geral Enio Bacci representou a Autarquia da cerimônia que marcou a primeira mobilização conjunta das forças de segurança, na Praça Itália, Capital.

A função do DetranRS na operação integrada passa pelas blitze da Balada Segura, focadas na embriaguez ao volante, mas que também tem papel importante na segurança pública, já que flagram outras situações ilegais, como carros roubados, captura de foragidos e apreensão de armas e drogas. A Balada Segura está em 34 municípios do Estado, abrangendo mais da metade da população gaúcha.

O DetranRS também é responsável pelo credenciamento e controle das empresas que atuam na atividade de desmanches, reciclagem e venda de peças usadas, tendo uma participação fundamental no combate aos estabelecimentos ilegais.  A Autarquia compõe a força-tarefa da Operação Desmanche, que une diversos órgãos para inibir a receptação e o desmanche de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares continuem em funcionamento.

Além do DetranRS, fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA)  outros órgãos do Estado, municípios e também federais.  O gabinete faz parte do eixo de combate à criminalidade do programa RS Seguro. A integração dos órgãos é um dos três “is” do programa, que incluem, ainda, inteligência e investimento qualificado.