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DetranRS identifica que mais de um quarto dos motociclistas envolvidos em acidentes com morte não era habilitado

Publicação:

Acidente em rodovia envolvendo uma moto e um carro
Pelo menos 249 pessoas que conduziam veículo no momento do acidente não passaram por um processo de habilitação

Estudo realizado pelo DetranRS sobre acidentes de trânsito com mortes em 2019 apontou que 28% dos motociclistas envolvidos não tinham Carteira Nacional de Habilitação. Entre os motoristas de quatro rodas, o índice foi de 8% sem habilitação. O estudo analisou 1.471 acidentes fatais, com 1.617 mortos e 1.888 condutores e motociclistas envolvidos, ativamente ou não, nos acidentes. Pelo menos 249 pessoas (13%) que conduziam veículo automotor no momento do acidente não passaram por um processo de primeira habilitação, com aulas teóricas e práticas.

Estudo analisou 1.471 acidentes fatais
Estudo analisou 1.471 acidentes fatais

A partir da análise dos índices de condutores e motociclistas não habilitados envolvidos em acidentes fatais no Rio Grande do Sul em 2019, o DetranRS buscou identificar onde o problema estava mais concentrado.

Tipo de via
As vias municipais concentraram a maior parte dos acidentes com morte envolvendo não habilitados: 57% desses acidentes ocorreram dentro das cidades (para o total dos acidentes o percentual é de 41%). Já as vias estaduais e federais concentraram 43% dos acidentes com não habilitados, percentual menor que no total dos acidentes: 58,7%.

Gráfico compara acidentes com não habilitados e geral dos acidentes no Estado
Mais da metade dos acidentes com não habilitados ocorreu dentro das cidades

Natureza do acidente
O DetranRS identificou um aumento significativo nos percentuais de choques com objeto fixo e tombamento. Ambos somavam 22% do total de acidentes no Estado, mas entre os acidentes com envolvimento de condutores/motociclistas não habilitados esse percentual chega a 33%. Já nos atropelamentos se observa uma redução de 23% para 9% ao se fazer essa comparação. Isso pode ocorrer porque em alguns casos de atropelamento, o condutor foge do local impedindo a identificação na ocorrência.

Gráfico compara natureza dos acidentes com não habilitados e geral dos acidentes do Estado
33% dos acidentes com não habilitados foram choque com objeto fixo e tombamento

Turno e dia da semana
O estudo observou que nas madrugadas, manhãs e tardes o índice de condutores e motociclistas não habilitados envolvidos em acidentes fatais aumentou discretamente. O turno da noite parece diminuir na análise desse recorte de acidentes. Entretanto, essas variações não foram consideradas estatisticamente significativas.

Gráfico compara turno dos acidentes envolvendo não habilitados com o geral do Estado
Nas madrugadas, manhãs e tardes aumenta o índice de condutores e motociclistas não habilitados envolvidos em acidentes fatais

Em relação ao dia da semana, se observou um aumento na proporção de motoristas não habilitados envolvidos em acidentes aos domingos: de 18,2% do total de acidentes registrados no Estado para 25,2% com envolvimento de não habilitados. Em contrapartida, nas quartas e quintas observou-se redução de 10% na soma dos índices de não habilitados, passando de 24,8% para 14,8%.

Gráfico compara dias da semana de acidentes envolvendo não habilitados com o geral do Estado
Não foram encontradas diferenças relevantes entre os dias da semana em que ocorrem os acidentes com não habilitados
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