DetranRS participa da 2ª Operação Integrada Metropolitana

Motos da Brigada Militar enfileiradas na primeira Operação Integrada Metropolitana
Primeira edição, na sexta-feira passada, resultou em 123 prisões e na apreensão de 25 armas e 70 munições - Foto: Felipe Dalla Valle_Palácio Pirtini_arquivo

O DetranRS participa, junto com forças da segurança pública do Estado e de esferas federais e municipais, da 2ª edição da Operação Integrada Metropolitana. A mobilização conjunta foi deflagrada na tarde quinta-feira (14) em 34 municípios da Região Metropolitana. Quase 900 agentes, com cerca de 300 viaturas e apoio do patrulhamento aéreo estão atuando em 157 pontos, com foco na repressão de potenciais delitos com impacto direto na vida dos cidadãos como roubos, furtos e roubo de veículos.

A operação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) dentro do programa RS SEGURO, planejou uma série de barreiras de trânsito, patrulhamento intensivo e ações de abordagens em locais estratégicos, como áreas comerciais, proximidades de agências bancárias e paradas de ônibus. O objetivo é a repressão qualificada por meio de saturação de efetivo em áreas estratégicas e com indíces de criminalidade mais elevados. Há ainda presença de agentes em áreas vulneráveis à atuação do tráfico de drogas.

A mobilização desta quinta-feira reúne, além do DetranRS, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Guarda Municipal, agentes de trânsito e de fiscalização dos municípios da região, equipes de organismo federais como o Exército, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional de Segurança Pública.