Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DetranRS recicla 500 sucatas de veículos em Gravataí

Publicação:

Veículos são compactados para serem transportados para a siderúrgica - Foto: Arquivo/Detran RS

O DetranRS iniciou nessa semana o processo de reciclagem de 500 sucatas de veículos abandonados no Centro de Remoção e Depósito Help Transportes e Guinchos, de Gravataí.  Classificados de material inservível, esses veículos já estão há mais de um ano em depósito e não tem condições de circulação.  

Serão 495 veículos leves e cinco pesados que deixarão de poluir o solo e ocupar espaço dos depósitos, ganhando uma nova utilidade como matéria-prima para a indústria . No final do mês está prevista também a reciclagem de mais de mil sucatas no CRD Step Locações e Transportes, também em Gravataí.

Processo

A primeira etapa da reciclagem, que é feita no próprio depósito com equipamento desenvolvido especialmente para esse fim, é a descontaminação, quando são retirados resíduos poluentes, como óleo de motor, fluido de freio, baterias e extintores. Depois, os veículos são compactados para facilitar o transporte, e enviados à siderúrgica, onde são triturados para fundição.

 Além de poupar o meio-ambiente de possíveis contaminações, a medida também libera espaço nos depósitos onde estão abandonadas essas sucatas classificadas como materiais inservíveis.

 A reciclagem de material inservível é realizada de forma sistemática no Rio Grande do Sul desde 2010 e já destinou mais de 42 mil sucatas (quase 20 mil toneladas) para reciclagem. 

DetranRS - em defesa da vida