Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Desmanche interdita estabelecimento e prende proprietário em Eldorado do Sul

Publicação:

Foto um de desmanche de veículos que mostra policiais civis em ação na força-tarefa, em Eldorado do Sul
Foram recolhidas na ação aproximadamente 15 toneladas de sucata automotiva - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A 77ª edição da Operação Desmanche foi desencadeada nesta quarta-feira (6) e resultou na interdição de um estabelecimento e no recolhimento de aproximadamente 15 toneladas de sucata automotiva. Os trabalhos ocorreram em Eldorado do Sul. O proprietário foi preso por crime ambiental.

A ação desencadeada foi a segunda consecutiva no município da região metropolitana. A coordenadora da força-tarefa da Operação Desmanche, Marta França Moreira, esclarece que há um fortalecimento da ação nos municípios do interior e da região metropolitana. “Buscamos coibir a atuação de estabelecimentos irregulares que fomentam a prática dos crimes de roubo e furto de veículos e assim manter a tendência de queda nos indicadores”, salienta.

sucala666O proprietário do estabelecimento foi preso por crime ambiental - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Histórico de atuação

Reunião de esforços da Polícia Civil (PC), da Brigada Militar (BM), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do DetranRS, a Operação Desmanche tem o objetivo de aprimorar o combate à receptação e o desmanche de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares continuem em funcionamento.

Desde a primeira edição, em fevereiro de 2016, a ação já interditou 122 locais, apreendeu seis mil toneladas de sucata automotiva e prendeu cerca de 60 pessoas. As peças apreendidas serão encaminhadas à Gerdau, que, a partir da parceria com o Estado, as transforma em material de trabalho, dando novo destino às peças recicladas.

A força-tarefa já passou por 41 municípios: Portão, Passa Sete, Candelária, Curumim, Soledade, Santa Maria, Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Erechim, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Canela, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Camaquã, Caxias do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Almirante Tamandaré do Sul, Rio Pardo, Sarandi, Estância Velha, Vera Cruz, Pantano Grande, Tapejara e Aceguá.

Texto: Lurdenir Matos/SSP
Edição: André Malinoski/Secom

DetranRS - em defesa da vida