Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Entrega do documento do veículo

Como consulto a situação da entrega do documento do veículo?

O documento do veículo é emitido pelo DetranRS e a entrega é realizada através dos Correios. Desde 16/12/2019 não é mais necessária a presença de um morador no endereço para o recebimento do documento do veículo, pois ele é colocado diretamente na caixa de correspondências.

Por isso, é muito importante que o endereço do proprietário do veículo esteja atualizado e completo nos registros do DetranRS (clique aqui e veja como fazer).

ANDAMENTO DO CRLV, chamado popularmente de "documento de rodar": Após pagar o licenciamento, que inclui o IPVA, taxa de expedição, DPVAT e eventuais multas vencidas, o proprietário do veículo pode verificar a data de postagem do documento na Central de Serviços do DetranRS (https://servicos.detran.rs.gov.br/dtwcs/). A previsão de entrega é de até 15 dias, a contar dessa data. Esse serviço não conta com rastreamento do objeto junto aos Correios.

Em localidades em que não há entrega domiciliar, o CRLV ficará disponível para retirada no posto local dos Correios, tal como acontece com o restante da correspondência, por até 20 dias. Após esse prazo, ele será inutilizado.

RASTREAMENTO DO CRV, chamado popularmente de "DUT": Após encerrado o processo que gere o Certificado de Registro de Veículo (CRV), tal como primeiro emplacamento ou transferência de propriedade, o proprietário do veículo pode verificar o prazo de entrega do documento na Central de Serviços do DetranRS (https://servicos.detran.rs.gov.br/dtwcs/). Lá consta a data da emissão, o código de rastreamento e a previsão de entrega (cerca de 5 dias úteis). O proprietário do veículo pode acompanhar a entrega do documento diretamente no site dos Correios (https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm)."

 

DetranRS - em defesa da vida