Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Transportadora da Vida

Logotipo do Transportadora da Vida

Valorizando o trabalho de prevenção nas empresas
Na esteira de um grande estudo realizado pelo DetranRS sobre a acidentalidade com ônibus e caminhões, foi estabelecida em 2016 uma parceria com o Setcergs, Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística, visando colaborar para a redução do número de acidentes fatais e graves envolvendo esse tipo de veículo que, por sua própria natureza, tem grande potencial lesivo.

O Sindicato já realizava um programa junto a seus associados pelo qual certificava anualmente as empresas com as melhores práticas voltadas à segurança, premiando as mais destacadas. O objetivo do programa Transportadora da Vida era valorizar as empresas que, por sua própria iniciativa, preocupavam-se com a segurança, levando aos seus motoristas, familiares e comunidade o conhecimento e a consciência da responsabilidade na condução dos veículos. No entanto, para dar mais um passo à frente, o programa desejava implantar um viés mais pedagógico e técnico, não apenas para a seleção das empresas, mas também para a orientação dos profissionais envolvidos. O DetranRS entrou na parceria para ajudar a suprir essa lacuna.

Assim, as empresas certificadas passam por treinamentos ministrados pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS e são auditadas em uma série de critérios preestabelecidos, tais como qualidade e gestão de pessoas, meio-ambiente e segurança no trabalho, gestão operacional, capacitação e ações educativas. A partir dessa avaliação, elas são pontuadas em um ranking de classificação. Aquelas que atingem 70% de pontuação no checklist da auditoria recebem o selo de Transportadora da Vida. As empresas que se destacam recebem seus prêmios em uma cerimônia de certificação que ocorre dentro de um grande evento internacional anual, a Transposul. A partir de então, podem ostentar em seus veículos o selo que atesta sua qualificação.

DetranRS - em defesa da vida