Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alegrete é a primeira cidade do interior a receber a Balada Segura

Publicação:

Alegrete é a primeira cidade do interior a receber a Balada Segura
Alegrete é a primeira cidade do interior a receber a Balada Segura

Alegrete é o primeiro município do interior do Rio Grande do Sul a integrar-se à operação Balada Segura. Na manhã desta quinta-feira (03), o Detran/RS recebeu o prefeito Erasmo Guterres Silva para assinar, juntamente com o secretário da Segurança Pública (SSP), Airton Michels, convênio com o Detran/RS para realização da Operação Balada Segura naquele Município. Anteriormente, o mesmo convênio havia sido assinado com Canoas, da Região Metropolitana.

Para o secretário Michels, a operação Balada Segura insere-se num grande processo civilizatório da população, que necessita evoluir no sentido de um maior respeito ao outro. Na essência, o desrespeito pode traduzir-se em uma banalização da vida, que vai desde os homicídios dolosos por 10 ou 15 reais, passa pela violência doméstica contra a mulher e chega à irresponsabilidade de dirigir um veículo após ingerir bebida alcoólica. 

O diretor-presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, informou que a assinatura formaliza ações que estão sendo realizadas desde o início de março, já tendo abordado mais de 600 veículos e principiado uma mudança positiva de comportamento, no rumo da segurança. Estamos felizes por constatar que 93% dos motoristas aceitaram passar pelo teste do bafômetro. Barcellos destacou como corajosa a atitude da prefeitura de Alegrete, especialmente em ano eleitoral, por iniciar a realização de uma ação que inclui uma forte fiscalização, o que nem sempre é simpático para parte da população.

O prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, enfatizou que, mais do que coragem, trata-se principalmente de fazer valer a lei. Em sua opinião, essa é a grande diferença entre nosso País e os chamados de Primeiro Mundo: o grande respeito à lei, principalmente pela certeza de que não haverá impunidade. Para ele, a implantação da Operação Balada Segura em Alegrete é uma ação muito mais conceitual do que administrativa: é gratificante fazer o certo, ainda que salve apenas uma vida, acrescentou ele.

A Brigada Militar esteve representada pelos Majores Marcus Vinícius Oliveira e Alexandre Pinheiro, que destacaram o resgate da participação institucional da BM em ações de trânsito representado pela Balada Segura. Acrescentaram que a acidentalidade é um problema de segurança pública, tanto quanto econômico e de saúde pública.

Números da Operação em Alegrete
Desde o início da Operação em Alegrete, no dia 02 de março, já foram realizadas 10 blitze com 621 abordagens. Os agentes realizaram 580 testes com etilômetro. O número representa um baixo índice de recusas ao bafômetro - menos de 7%. O total de autuados por embriaguez não chega a 6% do total de testados. Foram 37 nesses dois primeiros meses, sendo nove com concentração de álcool que o Código de Trânsito Brasileiro (CBT) considera como crime de trânsito. Foram registradas, ainda, 94 infrações por motivos diversos, 79 CNHs recolhidas e um veículo levado a depósito

DetranRS - em defesa da vida