Bento Gonçalves terá Balada Segura a partir da quarta-feira
Publicação:
Com uma frota de 73 mil veículos e 57,5 mil condutores, Bento Gonçalves passa a contar, a partir da quarta-feira (16), com a Balada Segura. O município da Serra é o 23º do Estado a aderir ao programa do governo estadual. A assinatura do convênio acontece às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Mal Deodoro, 70), com a presença da direção do Detran/RS e do prefeito Guilherme Rech Pasin. Após a cerimônia, será realizada uma blitz educativa em frente à Prefeitura e a primeira blitz de fiscalização acontece já na noite de quarta.
Com esse convênio, Bento Gonçalves se integra ao programa que, em três anos, contabilizou mais de 88 mil veículos abordados e 70,8 mil testes do etilômetro realizados. As blitze de fiscalização e as ações paralelas que compõem a Balada Segura contribuíram para que o Estado registrasse uma redução de 13% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais em relação a 2010.
No dia 19 de março, o Detran/RS reuniu a comunidade de Bento Gonçalves para uma reunião de sensibilização, onde foram apresentados o programa Balada Segura, suas metas e os resultados já conquistados. O trabalho de imersão busca engajar as comunidades para constituir o Comitê Municipal da Balada Segura, que terá a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização. O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental pelo Detran/RS, já que amplifica o trabalho da fiscalização.
Sobre a Balada Segura
A Balada Segura é uma parceria das prefeituras com o Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar e Polícia Civil. Consiste em uma ampla ação de mobilização em defesa da vida, e atua através de blitz de fiscalização com foco na embriaguez ao volante e ações de educação promovidas pelo Detran/RS e por comitês municipais constituídos especialmente para isso.
Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já está também em Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Carazinho, Cruz Alta, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Vacaria e Novo Hamburgo. A meta do Detran/RS é contar com pelo menos 40 municípios integrados à rede até o final deste ano.