Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran divulga alternativas de atendimento não presencial

Publicação:

Homem sentado à mesa, diante de um notebook e com o celular na mão, ambos dispositivos abertos na página da Central de Serviços do DetranRS
Utilize os serviços digitais disponíveis.

Em razão das medidas adotadas pelo Governo do Estado para conter a disseminação do COVID-19 (novo coronavírus), o DetranRS informa que está suspenso o atendimento presencial nas agências do TudoFácil, em Porto Alegre. As três unidades ficarão fechadas por tempo indeterminado.

Para que não haja prejuízos ao cidadão, entre as medidas adotadas pelo DetranRS, foram prorrogados automaticamente em 30 dias os prazos para apresentação de condutor infrator, defesa e recursos de multas e de processos de suspensão e cassação, bem como de recursos de junta médica. Isso significa ampliar em 30 dias o prazo constante nas notificações dos processos correntes (com vencimento a partir de 18 de março).

Durante esse período importante de cuidados para evitar a disseminação do coronavírus, o DetranRS orienta a população a evitar a circulação em via pública, sempre que possível. Devem ser priorizados os serviços digitais oferecidos por meio da Central de Serviços, acessível via site www.detran.rs.gov.br, ou diretamente pelo link https://servicos.detran.rs.gov.br/dtwcs/

DetranRS digital

Na gama de serviços digitais, que podem ser realizados diretamente pela internet, estão:

• apresentação de condutor infrator para veículos de pessoa física (exceto PRF, DNIT , EPTC e outras UFs);

• apresentação de defesa da autuação e de recurso de infrações em que o órgão autuador é o DetranRS;

 impressão do documento de licenciamento do veículo (CRLV);

• impressão do Documento de Circulação Provisório de Porte Obrigatório (DCPPO);

• emissão de Certidão de Prontuário de Habilitação;

• emissão de guia de pagamento para retirar veículo de Depósito;

 devolução de valores de taxas não utilizadas, referentes a serviços de habilitação (CNH);

• consulta aos documentos que fazem parte dos processos de suspensão e/ou cassação do direito de dirigir, com o detalhamento das informações;

• impressão de extratos de autos de infração;

• registro de alerta de furto e roubo de veículo.

Outros canais de atendimento

– Chat e fale conosco do site do Detran > www.detran.rs.gov.br/fale-conosco

– Disque Detran (segunda a sexta, das 8h às 20h): 0800-905-5555

Para protocolos

– Envio de documentos pelos Correios (valendo a data da postagem), endereçado a Rua Voluntários da Pátria, n° 1358 - 5° andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre - RS

DetranRS - em defesa da vida