Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran-RS patrocina seminário paradiscutir consumo e violência no trânsito

Publicação:

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, com o patrocínio do Detran-RS, irá realizar o II Seminário Adolescência em Debate: Uma Discussão sobre Violência e Consumo, no dia 20 de maio, a partir das 9 horas. O evento, que irá reunir autoridades, pesquisadores de áreas afins e professores do nível médio e fundamental, acontece no Auditório da Assembléia Legislativa do Estado. O encontro irá debater a relação entre os altos índices de violência no trânsito envolvendo adolescentes, e o estímulo desenfreado ao consumo, possível influência desta situação de risco.

Conforme a presidente da Fundação, Diza Gonzaga, este segundo seminário irá aprofundar a discussão ocorrida em abril do ano - por ocasião do primeiro seminário - quando foram discutidos a cultura do herói, ou seja, a crença dos adolescentes de que podem desafiar a vida, de que são invencíveis. Esta crença pode estar sendo reforçada pelos meios publicitários, através do abuso de propagandas apelativas, que colocam em risco a integridade física e moral do jovem, analisa.

A intenção, segundo Diza, não é a de analisar o consumo, com base apenas numa postura simplista de censura. O que vemos é a necessidade de avaliar e especificar a inserção cultural do jovem, principalmente quando seus ideais se apresentam através de mensagens que comprometem a formação da identidade e dos valores, e que acabam sendo representadas através de um comportamento banalizado e caricatural, afirma.

O Seminário tem como público alvo prioritario os educadores, pois segundo a Fundação, esses profissionais constituem-se em referencial capaz de transmitir aos jovens um novo tipo de aprendizagem, que consiste em despertar valores passíveis de preservar a vida.

O primeiro painel terá como tema Individualismo e consumo: indutores da violência?, que terá como painelista a psicóloga, escritora, consultora em educação e colunista da Folha de São Paulo, Roely Sayão (SP). Como debatedores José Vicente Tavares, sociólogo e presidente do Núcleo de Violência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Ronaldo Henn, jornalista, doutor e mestre em comunicação e Semiótica pela PUC/SP, e professor da Unisinos.

A partir das 14 horas, o evento contará com o painel Apenas uma legislação mais rígida ou o fortalecimento da autoridade poderá se constituir em solução contra a barbárie da violência no trânsito? A painelista será a publicitária Nádia Rebouças (RJ), membro do Conselho do Conar, presidente da Rebouças e Associados - Pensamento Estratégico e Ação em Comunicação (RJ). Nádia também é especialista em planejamento estratégico e realizou trabalhos para o World Bank (Angola). Como debatedores, Juremir Machado da Silva, historiador, jornalista, sociólogo, ensaísta e professor da PUC/RS. Também, Ruggero Levy, psiquiatra, psicanalista, professor/colaborador do Centro de Estudos Luiz Guedes, do Departamento de Psiquiatria da UFRGS, nas áreas de adulto e adolescência, supervisor do Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência - CEAPIA.

Para realizar o evento, a Fundação conta com o patrocínio do Departamento Estadual de Trânsito - Detran, da Claro Digital, Grupo Unificado e Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos. Ainda participam como apoiadores do projeto as seguintes instituições: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado do Estado - Sinepe, Associação Riograndense de Imprensa - Ari, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio Grande do Sul - Sindjors, Sindicato dos Professores das Escolas Particulares do Estado - Sinpro, Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - CPERS/Sindicato e Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Educação - SEC.

As inscrições para participar do evento serão gratuitas, e poderão ser feitas no local, ou na Fundação Thiago Gonzaga, através do Site www.vidaurgente.com.br, ou pelo e-mail:vidaurgente@vidaurgente.com.br.

Informações através do telefone (051) 32310893
 
Clique no arquivo abaixo e veja material para divulgação.

Arquivos anexos

DetranRS - em defesa da vida