Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS promove reuniões com a comunidade de Bento Gonçalves

Publicação:

Educadores, representantes do comércio, imprensa e organizações da sociedade civil de Bento Gonçalves participam, nesta quarta-feira (19), de reunião de sensibilização promovida pelo Detran/RS. O trabalho de imersão no tema trânsito já foi realizado em 18 municípios e busca engajar as comunidades que implantaram a Balada Segura ou que estão em processo de implantação do programa. A ideia é constituir um Comitê Municipal da Balada Segura a partir da própria comunidade, que terá a tarefa de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização. 

O evento acontece na Sala de Cinema da Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, Bairro Planalto), às 9h. Na parte da tarde, agentes de trânsito e brigadianos que atuarão nas futuras blitze da Balada Segura no município passam por capacitação na CETEC – (Av. Osvaldo Aranha, 1479 - Cidade Alta). Ainda está prevista a realização de uma blitz educativa.

O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental pelo Detran/RS, já que amplifica o trabalho da fiscalização. As reuniões de sensibilização ocorreram em Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Alegrete, Alvorada, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Esteio, Santa Cruz do Sul, Carazinho, Guaíba, Cruz Alta, Canoas, Passo Fundo, Eldorado do Sul, São Leopoldo e Vacaria.

Sobre a Balada Segura

 A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as prefeituras. Consiste em uma ampla ação de mobilização em defesa da vida, oficializada por convênio firmado entre o Estado, através do Detran/RS, e a municipalidade. Atua, inicialmente, através de blitze de fiscalização e educação e ações promovidas pelo Comitê Municipal, combatendo, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em 20 municípios. A meta do Detran/RS é contar com pelo menos 40 municípios integrados à rede até o final de 2014. Em três anos, a Balada Segura contabilizou mais de 88 mil veículos abordados e 70,8 mil testes do etilômetro realizados. As blitze de fiscalização e as ações paralelas que compõem o programa contribuíram para que o Estado registrasse uma redução de 13% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais em relação a 2010.

Dados estatísticos de Bento Gonçalves e RS

DetranRS - em defesa da vida