Fórum sobre educação para o trânsito nas escolas dá início a debate em Porto Alegre
Publicação:
Representantes de órgãos federais, estaduais e municipais estão reunidos hoje (28/4) por ocasião do fórum “A Educação para o trânsito nas escolas em debate”. O Presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS), José Wilmar Govinatzki, fez a saudação inicial lembrando que o trânsito é uma questão que diz respeito a todos. “Temos como missão levar a educação para o trânsito às escolas. Torná-la possível e eficaz.”
A Diretora-Presidente do Detran/RS, Estella Maris Simon, ressaltou que esta é uma grande oportunidade para formação de convicções nos futuros condutores. “A proposta de se trabalhar desde a sala de aula propicia que o contato com o conteúdo teórico se dê por mais tempo, que seja sedimentado no aluno, valorizando atitudes éticas.”
O fórum tem como objetivo discutir a melhor forma de implantação da Resolução 265/08 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nas escolas do Rio Grande do Sul. A Resolução dispõe sobre a formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos automotores como atividade extracurricular no ensino médio e define os procedimentos para implementação nas escolas interessadas.
Caminhada
O Presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, deu prosseguimento enfatizando que somente através da formação bom cidadão será possível gerar o futuro bom condutor. “Para alcançar esse objetivo, o Denatran entende que a implantação só é possível se descentralizada, a partir de ações dos Detrans e das Secretarias de Educação.”
Mas qual o tamanho da tarefa que é possível realizar? Esta foi a questão levantada pela Secretária Substituta da Secretaria de Estado da Educação, Salete Pinto Cadore. “Vamos traçar um plano de trabalho, de estudo, para que se verifique o que é plausível e quais os custos. Temos uma caminhada pela frente.”
A representante da Secretaria Municipal da Educação, Maria do Carmo Souza, trouxe a experiência da prefeitura, que desde 2005 vem trabalhando com educação permanente para o trânsito nas escolas a partir da educação infantil. “Falar sobre trânsito é falar sobre a vida.” A idéia de que a educação para o trânsito deve ser inserida desde os anos iniciais foi também defendida por Hilda Silva Dias, Coordenadora de Projetos da Secretaria Estadual da Educação. “Não se pode trabalhar os componentes curriculares como caixinhas separadas.”
Juciara Rodrigues, Coordenadora-Geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran, esclareceu que a proposta não é criar uma disciplina. “Entendemos que o mais adequado é oferecer uma atividade extra-curricular, sem obrigatoriedade por parte da escola. Afinal não há nenhuma lei que diga que alguém é obrigado a dirigir.”
O fórum, cuja abertura também contou com a presença da Secretária de Administração e Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes, ocorre durante a tarde de hoje (28/4), em Porto Alegre.