Alterar Informações na CNH
Descrição
Comunique ao DetranRS qualquer alteração de informações cadastrais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por exemplo: mudança de nome, assinatura ou outros dados. Na alteração apenas do endereço residencial não é necessária a emissão de uma nova CNH.
Público
Motoristas que necessitam atualizar informações em sua CNH.
Pré-Requisitos
CNH válida e sem impedimentos (como suspensão ou cassação).
Etapas para realização do serviço
- compareça a um Centro de Formação de Condutores (CFC) em seu município de residência;
- declare as informações que precisam ser atualizadas;
- apresente a documentação necessária;
- Obtenha a guia GAD-E para emissão de nova CNH se for necessário. GAD-E: Guia de Arrecadação do DetranRS;
- Efetue o pagamento da taxa em qualquer banco conveniado;
- Aguarde a chegada da nova CNH para retirada no CFC, devolvendo a CNH anterior.
Documentos Necessários
- CNH (original e cópia);
- Documento oficial de identificação atualizado. Os documentos de identificação pessoal reconhecidos pelo DetranRS na solicitação de serviços estão descritos na Portaria DetranRS 273/19 e alterações;
- Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone, rede de internet, TV por assinatura, condomínio, referente ao último mês ou contrato de locação) e cópia ou declaração de residência assinada no CFC;
- Comprovante referente a outras alterações solicitadas.
Prazo
O documento de habilitação leva cerca de cinco dias úteis para ficar disponível para retirada no CFC.
Quanto custa?
Taxa de expedição do documento: R$ 70,20.
Nos casos em que for necessária a realização de avaliação psicológica, também deverá ser paga a taxa de R$ 89,69 para realização do exame.
Onde pagar?
A GAD-E é paga através dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi, Sicoob ou nas Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (BB), etc.
Mecanismos de Comunicação
Entre em contato com o DetranRS por meio dos canais oficiais de atendimento:
- WhatsApp 8009055555 - para esclarecer dúvidas gerais.
Segunda a Sexta, das 08h às 20h - Disque-Detran 0800-905-5555 - para esclarecer dúvidas gerais.
Segunda a Sexta, das 08h às 20h. - Chat online no site www.detran.rs.gov.br - também esclarece dúvidas. Basta clicar no botão laranja no canto superior direito da página inicial e iniciar o bate-papo.
Segunda a sexta, das 08h às 18h. - Fale Conosco - para solicitações de análises de casos específicos ou consultas a protocolos em curso é necessário abrir um chamado em www.detran.rs.gov.br/menu-fale-conosco.
- Ouvidoria - para encaminhar denúncias e recursos de demandas não resolvidas em outro canal, o atendimento é em www.detran.rs.gov.br/ouvidoria.