Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gerar carteira de habilitação digital no celular

Descrição

A CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) gerada em um Smartphone ou outro dispositivo móvel, por meio do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. A adesão é opcional. A CNH-e armazena todas as informações da carteira impressa, garantindo a autenticidade do documento. Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital, cujo valor jurídico é o mesmo do documento impresso. 

Observações:

  1. a CNH digital é aceita para dirigir em todo o território nacional, mas o condutor precisa ficar atento para o funcionamento de seu smartphone. Para eventuais fiscalizações, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, conduta sujeita a multa.
  2. é possível gerar o documento digital antes mesmo do recebimento do documento impresso. Atualize seus dados de telefone celular e e-mail e autorize o recebimento de mensagens quando for solicitar no CFC qualquer serviço que resulte na impressão de nova via da CNH, como pedido de segunda via ou renovação da CNH. 

Público

Quem tem Carteira Nacional de Habilitação válida

Pré-Requisitos

  • Ter uma carteira de habilitação física válida;
  • Realizar o cadastro no gov.br, portal único do Governo Federal, que reúne os serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. É necessário possuir e-mail e número de celular, para a ativação do cadastro.
  • Baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, oferecido pelo SERPRO, pela Google Play Store e pela App Store.

Etapas para realização do serviço

Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e faça o login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos, precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.

O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que a Carteira Digital for utilizada. 

Vencida essa etapa:

  1. Selecione a opção “Habilitação”;
  2. Clique em “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  3. Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Senatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran). 
  4. Se optar pela validação facial: 

  • Informe o CEP de sua residência à época da emissão da CNH Física;
  • Efetue a leitura do QR Code;
  • Realize a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
  • Ao final da validação facial, informe o número do telefone.

       5. Pronto está disponibilizada a CNH em seu smartphone!


Em caso de dúvidas, acesse aqui o tutorial da Carteira Digital de Trânsito.

Quanto custa?

Serviço gratuito.

Prioridades de Atendimento

Não se aplica.

Mecanismos de Comunicação

Entre em contato com o DetranRS por meio dos canais oficiais de atendimento:

  • WhatsApp 8009055555 - para esclarecer dúvidas gerais.
    Segunda a Sexta, das 08h às 20h
  • Disque-Detran 0800-905-5555 - para esclarecer dúvidas gerais.
    Segunda a Sexta, das 08h às 20h.
  • Chat online no site www.detran.rs.gov.br - também esclarece dúvidas. Basta clicar no botão laranja no canto superior direito da página inicial e iniciar o bate-papo.
    Segunda a sexta, das 08h às 18h.
  • Fale Conosco - para solicitações de análises de casos específicos ou consultas a protocolos em curso é necessário abrir um chamado em www.detran.rs.gov.br/menu-fale-conosco.
  • Ouvidoria - para encaminhar denúncias e recursos de demandas não resolvidas em outro canal, o atendimento é em www.detran.rs.gov.br/ouvidoria.

DetranRS - em defesa da vida