Informações ao Centro de Remoção e Depósito
Datas dos Leilões
O DetranRS disponibiliza nos links Editais de Leilão e Calendário, os leilões com datas marcadas para a venda de veículos com direito à circulação e sucatas de veículos (automóveis e motocicletas), que foram removidos ao CRD e abandonados, não procurados por seus proprietários nestes depósitos.
Informações disponíveis no site
É possível verificar a data, o local, cidade e horário da realização de cada leilão e ainda a data para visitação pública para examinar os bens a serem leiloados. Também é possível conferir na relação destes bens a descrição de lote, marca/modelo, ano, placa, chassi, cor, combustível e valor mínimo.
Quando ocorre a entrega do bem ao novo proprietário:
A entrega do bem arrematado dar-se-á em data e horário a serem estabelecidos pela Coordenadoria de Leilões, com previsão de início em 15 dias úteis após a realização da hasta pública, salvo situação excepcional justificada pelo DetranRS.
Quando o pagamento do lote arrematado for feito em cheque, a liberação só acontecerá após sua compensação.
A não retirada do lote arrematado do CRD, no prazo de 30 dias a partir da data da liberação para entrega do bem, implicará a cobrança de diárias. Os veículos não retirados no prazo de 90 dias contados da data da liberação para entrega do bem serão considerados abandonados e poderão ser indicados a novo leilão ou destinados para trituração e reciclagem, conforme o caso.
Documentação para Entrega dos Lotes:
- Pessoa Física:
1. Cópia da Carteira de Identidade, mediante apresentação da original;
2. Cópia do CPF, mediante apresentação da original, se não constar na Carteira de Identidade, ou comprovante da situação cadastral no CPF obtido no site da Receita Federal do Brasil;
3. Cópia da Fatura de leilão, mediante apresentação da original;
- Pessoa Jurídica:
1. Cópia simples, mediante apresentação do original, ou Cópia autenticada do registro comercial, no caso de empresa individual, ou Contrato Social e alterações onde conste(m) a(s) pessoa(s) responsável(is) pela administração da empresa;
2. Cópia da Carteira de Identidade do representante legal da empresa;
3. Cópia da Fatura de leilão, mediante apresentação da original;
4. Nos casos de LOTES DE SUCATAS, além dos itens anteriores, deverá ser apresentado o Certificado de Credenciamento do Centro de Desmanches de Veículos Automotores, Comércio de Peças Usadas e Reciclagem de Sucata – CDV, ou a comprovação do registro perante o Órgão Executivo de Trânsito Estadual para as empresas de outras Unidades da Federação, bem como a 1ª Via da Nota Fiscal (Nota de Entrada) da empresa, ou na falta desta, da cópia da Guia de Arrecadação do ICMS mediante apresentação da guia original quitada.
Obs:
- O arrematante que não puder comparecer pessoalmente poderá nomear um procurador, que deverá deixar o original da procuração, com reconhecimento de firma em Tabelionato, por autenticidade, devendo, nesse caso, ser entregue também a cópia da carteira de identidade do outorgado, em qualquer uma das situações.
Outras informações:
Os valores referentes ao leilão serão repassados na remuneração mensal do credenciado. Tal repasse ocorrerá na competência do mês subsequente ao encerramento do processo do veículo leiloado.
No Leilão NÃO poderão participar servidores do DetranRS, da Polícia Rodoviária Federal, do DAER/Polícia Estadual, da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Órgão Municipal de Fiscalização de Trânsito do município em que se realiza a hasta pública, funcionários e proprietários do próprio CRD, empresas que tenham qualquer tipo de vinculação com os funcionários ou proprietários do CRD, o CDV que tenha vínculo com o CRD em que os bens estejam depositados, assim como o proprietário do bem objeto de leilão.