Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Desmanche é deflagrada em Rio Grande

Publicação:

A foto mostra as equipes de fiscalização durante a operação desmanche
Mais de 10 toneladas de peças e veículos foram recolhidas - Foto: Divulgação SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou a 137.a Operação Desmanche, no município de Rio Grande. A ação, realizada na manhã desta terça-feira (27), tem o objetivo de inibir a venda de peças sem origem, o que contribui para reduzir, de forma indireta, os roubos e furtos de veículo no estado.

A foto mostra a perícia criminal durante fiscalizaçãoForam apreendidos aproximadamente 80 módulos veiculares sem procedência, para fins de perícia técnica - Foto: Divulgação/SSP

Na ocasião, foi realizada a fiscalização de uma empresa que apresentou uma grande quantidade de peças e assessórios de veículos automotores acondicionados irregularmente em processo de desmanche. Mais de 10 toneladas de peças e veículos foram recolhidas.

Foram apreendidos aproximadamente 80 módulos veiculares sem procedência, para fins de perícia técnica e resultou na condução do proprietário à delegacia para prestar esclarecimentos. Também foi verificado que ele possuía diversos antecedentes criminais, entre eles poluição ambiental, receptação e roubo de veículos.

A cada nova edição, a força-tarefa tem como alvo empresas ou oficinas destinadas ao desmanche e à comercialização de partes, peças e acessórios automotivos oriundos de veículos em fim de vida útil, sujeitos à desmontagem. De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, o apoio da população ao fazer denúncias colabora para as investigações e para as soluções dos crimes.

“Esta é mais uma fase da Operação Desmanche em Rio Grande, onde fiscalizamos um local irregular com diversas peças de veículos automotores. Recebemos uma denúncia, apuramos com o canal de inteligência e conseguimos solucionar”, destaca.

A ação deflagrada contou com a participação de 34 servidores da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da própria SSP.


Roubos de veículo apresentam menor número de janeiro

Os roubos de veículo tiveram, em janeiro, uma redução de 22% no Estado, passando de 358 casos no ano passado para 281 em 2024. Trata-se do menor número da série histórica para o mês desde 2002. Comparado ao pico de registros, em 2017, quando mais de 1,7 mil veículos foram roubados em um único mês, a redução é ainda mais expressiva, de 79,5%.

A capital também seguiu a tendência de redução em comparação com o mesmo período de 2023. Janeiro de 2024 apresentou o menor número da série histórica para o mês: redução de 128 para 105 casos, uma queda de 18%.

Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que colaborou para a queda das vendas de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações.

As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) gaúchos cadastrados na página.

As denúncias sobre qualquer atividade irregular podem ser encaminhadas, de forma anônima, para a SSP. O cidadão pode denunciar por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da pasta (Denúncia Digital 181).

Texto: Anelize Sampaio/SSP

DetranRS - em defesa da vida