Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Site Peça Legal ultrapassa um milhão de acessos

Publicação:

tela de notebook onde aparece a página inicial do site peça legal.
O site reúne quase dez milhões de peças certificadas e com garantia de origem

Ativo desde janeiro de 2021, o site Peça Legal, do DetranRS, ultrapassou a marca de um milhão de acessos, chegando a 1.211.505 visualizações até o dia 04 de julho.  

Inédito no país, foi criado com o objetivo de ser mais uma ferramenta no combate ao furto e roubo de veículos. O site reúne todas as peças cadastradas e já avaliadas nos desmanches credenciados à autarquia, permitindo a busca por município, marca, ano e modelo do veículo, além de direcionar o comprador para as empresas, podendo negociar diretamente via whatsapp. 

No momento, são 9.952.557 peças disponíveis nos 423 Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), distribuídos em 122 municípios gaúchos. Desde de 2021, quando o site do Peça Legal foi ao ar, até o presente momento, já foram comercializados 5.254.491 itens. 

Meio-ambiente e segurança no trânsito 

Além do site Peça Legal, o DetranRS montou um regramento que traz uma preocupação ambiental e de segurança no trânsito, somando-se ao objetivo principal, que era o impacto na segurança pública. O número de empresas credenciadas passou de 296 em 2015 para 423 em 2024. Os veículos desmontados devem passar por descontaminação para não poluir o solo e todas as peças vendidas passam por avaliação de segurança. 

Fiscalização 

Um dos mecanismos mais importantes para a efetividade da regulamentação foi o reforço e a constância da fiscalização dos estabelecimentos irregulares. A força-tarefa da Operação Desmanche foi criada pela Secretaria de Segurança Pública em 2016, envolvendo Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata. Além da força-tarefa, a Divisão de Fiscalização de Credenciados e a Corregedoria do DetranRS também ficaram de olho nas empresas credenciadas. 

Reciclagem 

Outra inovação que ajudou a reforçar o combate ao comércio ilegal de peças foi a reciclagem veicular. Realizada regularmente pelo DetranRS desde 2009 para veículos abandonados em depósito, a reciclagem também foi adotada no âmbito das operações da força-tarefa. Toda a sucata apreendida nos desmanches ilegais é descaracterizada através de compactação e encaminhada para a reciclagem na siderúrgica, impedindo que as peças sem origem retornem ao mercado ilegal. 

DetranRS - em defesa da vida