Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Transferir veículo que só tem documento eletrônico

Como faço uma transferência de veículo que não possui documento impresso, apenas digital?

Se você registrou um veículo novo (primeiro emplacamento) ou alterou registro (transferência de propriedade, mudança de município do proprietário, alteração de característica, mudança de categoria, etc) a partir de janeiro de 2021, você não tem documento físico, apenas o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e), documento que certifica a propriedade do veículo integrado ao documento de licenciamento anual. Então, para que seu veículo possa ser transferido a um novo propretário, você deverá solicitar a impressão da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e) quando efetivamente for definida uma iminente mudança de proprietário.

Para a frota de veículos do RS, a via impressa da ATPV-e será disponibilizada mediante requerimento do atual proprietário do veículo presencialmente no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).

Clique aqui e veja mais informações sobre a impressão da ATPV-e (autorização para transferência).

Agora, se seu veículo teve um Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso e por qualquer motivo você não localizar o antigo "DUT", quando quiser transferir a propriedade terá primeiro que comparecer ao CRVA para realizar o serviço antigamente chamado "2a via do CRV" e gerar a primeira via do seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e). 

Somente após essa transação encerrada poderá ser solicitada a impressão da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). 

Clique aqui e veja mais informações sobre a antiga "2ª via do CRV" para emissão de novo documento de transferência.

DetranRS - em defesa da vida