Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Consultar calendário de IPVA e licenciamento

Descrição


Consulte as datas-limite para o licenciamento nos anos de interesse, clicando nos links abaixo. 

Público

Proprietários de veículos registrados no estado do Rio Grande do Sul. 

Onde pagar?

O pagamento de débitos de veículos registrados no estado do Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de:

1) bancos conveniados ao DetranRS: Banco do Brasil (www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whatsapp/ TAA/Mobile/Internet ou correspondentes bancários), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Sicredi ou Sicoob. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil), etc; 

2) Pix, sendo necessário gerar o código no aplicativo IPVA RS, ou nos sites oficiais: portal rs.gov.br, do DetranRS ou da Fazenda Estadual

3) uma instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br > Menu veículos > Financiamento de débitos do veículo com cartão.

Mecanismos de Comunicação

Para dúvidas ou assistência, entre em contato com o DetranRS através dos canais abaixo: 


  • WhatsApp: 8009055555 - Para esclarecer dúvidas gerais. Segunda a Sexta, das 08h às 20h 
  • Disque-Detran: 0800-905-5555 - Para esclarecer dúvidas gerais. Segunda a Sexta, das 08h às 20h 
  • Chat online: www.detran.rs.gov.br - Segunda a sexta, das 08h às 18h 
  • Fale Conosco: www.detran.rs.gov.br/menu-fale-conosco - Para análises de casos específicos e consultas a protocolos em curso. 
  • Ouvidoria: www.detran.rs.gov.br/ouvidoria - Para denúncias e recursos de demandas não resolvidas em outro canal. 

Ouvidora-geral do Estado:?Você pode registrar reclamações, sugestões ou elogios sobre serviços públicos. Preencha o formulário no endereço eletrônico: https://ouvidoriageral.rs.gov.br/ouvidoria. Receberá um número de protocolo por e-mail após o registro. O prazo para resposta é de 20 dias, prorrogáveis por 10 dias. 

Consulta sobre o andamento do serviço:?Verifique o status das suas solicitações no menu "Minhas Solicitações" do Portal RS.GOV.BR. Faça login com gov.br para acessar o Painel do Usuário. Cada solicitação recebe um número de protocolo para facilitar o acompanhamento.

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