Balada Segura completa um mês em Alegrete
Publicação:
Neste dia 02 de abril, a Balada Segura completa um mês em funcionamento no município de Alegrete. De lá pra cá, foram quase 400 motoristas abordados em sete blitze realizadas no entorno de bares e casas noturnas. O município da Região da Produção foi o terceiro do Estado a adotar a Operação, que objetiva combater a alcoolemia no trânsito e, com isso, salvar vidas.
Nesta fase inicial, Alegrete está realizando uma blitz itinerante por semana e, assim como em Porto Alegre e Canoas, a proposta é realizar o bafômetro em todos os condutores abordados. Em um mês, foram realizados 362 testes (91% do total de condutores abordados). Somente 6% do total de testados apresentavam nível de álcool no sangue superior ao permitido pela legislação. Foram 35 autuações por recusa ao bafômetro no período (8,8%) e 25 por teste, sendo oito com concentração de álcool que o CTB classifica como crime de trânsito. No total, foram 88 autuações por motivos diversos, um veículo e 71 CNHs recolhidas.
A Operação Balada Segura em Alegrete envolve Detran/RS, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. As atividades educativas – que são o diferencial da operação gaúcha em relação às blitze da Lei Seca realizadas no restante do país – são realizadas por servidores do Detran/RS, pelo Centro de Formação de Condutores (CFCs) Alegrete e pelos órgãos municipais.
Jovens de 18 a 24 anos são 25% das vítimas em Alegrete
Estudo da acidentalidade em Alegrete elaborado pelo Detran/RS, considerando o período 2007-2011, detectou que 25% das vítimas estavam na faixa dos 18 a 24 anos, público-alvo da Operação Balada Segura. Esse percentual é maior que o geral do Estado, que aponta em 18% do total de vítimas nessa faixa etária. No período analisado, ocorreram 46 acidentes com vítimas fatais no município, deixando 48 mortos (12 na faixa dos 18 aos 24). Os acidentes fatais concentraram-se principalmente durante a noite (35%), nas sextas, sábados e domingos (60%).