Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CFCs terão novas pistas para motos

Publicação:

A partir do dia 1º de fevereiro de 2007, todos os Centros de Formação de Condutores do RS contarão com pista para moto. A reestruturação das pistas de motocicletas faz parte do artigo 17 da resolução 168/2004 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Setenta por cento das pistas de moto do Estado (109) já se encontram com a nova instalação, inclusive vistoriada por engenheiro do Detran/RS.

O aumento do índice de acidentalidade envolvendo motocicletas, em conseqüência do crescimento da frota em todo o país, é um dos motivos que motivou o Detran/RS a organizar uma comissão para estudar o processo de formação desses condutores no Rio Grande do Sul.

Analisando a formação dos motociclistas, a comissão concluiu que o processo não oferecia ao condutor a experiência de alguns aspectos da realidade no trânsito. A equipe da Divisão de Habilitação do Detran/RS pesquisou a formação dos condutores de motocicletas da Polícia Federal e do Exército, visitou os centros de treinamento da Honda e dos Correios, as pistas do Detran de São Paulo e do Distrito Federal, além de realizar um levantamento das condições das pistas de moto de todos os Centros de Formação de Condutores do Estado.

Em consequência, a reestruturação das pistas de moto foi uma das ações elaboradas pela equipe. A prova prática deverá exigir agora que o aluno desenvolva todas as marchas da moto em três voltas durante aproximadamente três minutos e 20 segundos, diferentemente do exame antigo, que permitia que o aluno realizasse o percurso em um minuto e 10 segundos, desenvolvido em primeira marcha, finalizando em apenas uma volta pela pista.

DetranRS - em defesa da vida