Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Código de segurança do CRV

O que é e onde eu encontro o código de segurança do CRV?

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é o documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT. Então, você não encontrará essa informação no documento de licenciamento (CRLV), que é renovado todo ano.

O código de segurança é composto de 11 dígitos e está impresso à esquerda do documento (versão 1), ou na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV (versão 2). Você o encontra nos documentos emitidos a partir de 2007, conforme imagens abaixo:

Ilustração de duas versões do Certificado de Registro de Veículo - CRV

Esse código é necessário para gerar o documento de licenciamento do veículo (CRLV), seja na versão digital (no aplicativo Carteira Digital de Trânsito), seja na Central de Serviços do DetranRS, para a versão impressa. Como é uma informação de segurança, um dado sensível, requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV, os canais de atendimento do DetranRS não têm acesso ao código de segurança.

Se o seu documento foi emitido antes de 2007, para ter acesso a esses serviços será necessário fazer uma segunda via do CRV, no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de sua preferência.

DetranRS - em defesa da vida