Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitê Municipal da Balada Segura em Porto Alegre reúne 52 instituições

Publicação:

Membros do comitê foram nomeados esta manhã
Membros do comitê foram nomeados esta manhã - Foto: Arquivo Detran/RS

Com a missão de avaliar as políticas públicas de trânsito, sugerir linhas de intervenção e desenvolver ações paralelas às ações de fiscalização na Capital, foram nomeados na manhã de hoje (26) em evento no Auditório da Famurs os membros do Comitê Municipal Balada Segura.  Compõem o comitê, instituído pelo decreto municipal 18.785/14, 52 instituições, entre elas órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, instituições de ensino e entidades privadas e sem fins lucrativos que atuam na área do trânsito.

Leonardo Kauer, diretor-geral do Detran/RS, ressaltou que a Balada Segura pressupõe objetivos múltiplos, com enfoques diversificados e uma agenda de colaboração intensa, não somente entre as esferas governamentais, mas também com a comunidade. “Se as políticas públicas são o serviço público em ação e o mote central da Balada Segura é a mudança de comportamento, o conteúdo local dessa política pública será definido pelos comitês, que conhecem os problemas específicos de cada comunidade. Não há prato feito para o enfrentamento das questões do trânsito”.

Para o diretor de operações da EPTC, Marcelo Soletti, o comitê também tem o objetivo de dar mais visibilidade para as ações de fiscalização, comunicação e educação da Balada Segura, envolvendo ainda mais a sociedade civil organizada. “O comitê vem para institucionalizar essa integração que já existe entre as instituições da área de trânsito. Quem ganha com isso é a sociedade, que estará avançando nas questões de segurança no trânsito”.

A primeira reunião acontece no dia 09 de dezembro, no Auditório da EPTC. Na pauta estão a eleição da coordenação executiva do Pleno e a definição de um calendário de ações.

Sobre os comitês municipais

Os comitês estão sendo constituídos em todos os municípios que compõem a rede da Balada Segura no Estado. Já foram instituídos comitês em 15 dos 26 municípios: Canoas, Esteio, Ijuí, Guaíba, Santa Maria, Alegrete, Erechim, Rio Grande, Carazinho, Novo Hamburgo, Cruz Alta, São Leopoldo, Vacaria, Bagé e, agora, Porto Alegre.

Arquivos anexos

DetranRS - em defesa da vida