Detran/RS cadastra intérpretes de Libras
Publicação:
Projeto Trânsito em Todos os Sentidos também prevê
adaptação das provas e informações no site
O Detran/RS publica no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (16), Portaria estabelecendo regras para cadastramento de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os profissionais serão remunerados pelo Estado para acompanhar os candidatos surdos nos cursos teórico-técnicos de formação de condutores nos CFCs (Centros de Formação de Condutores). Além de traduzir as informações transmitidas pelos instrutores, os intérpretes atuarão como mediadores, permitindo a comunicação do candidato surdo com os instrutores e demais alunos.
A medida vem ao encontro da necessidade de assegurar a esses candidatos à acessibilidade durante o processo de habilitação, contribuído para sua inclusão social. Demonstra ainda, o compromisso do Detran/RS em promover o aperfeiçoamento do processo, levando em conta a dificuldade da comunidade surda em compreender integralmente a língua portuguesa.
O profissional interessado deve apresentar ao Detran/RS o Requerimento de Cadastramento e o Formulário de Dados Cadastrais (disponíveis no site www.detran.rs.gov.br), que devem ser assinados com firma reconhecida. Também deve incluir cópias autenticadas do RG, CPF, certificado de reservista (para homens com idade inferior a 45 anos), título de eleitor com comprovante de regularidade com a Justiça Eleitoral, Certificado de Proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS/Português/LIBRAS (Prolibras), reconhecido pelo MEC e, ainda, certidões negativas Civil, Fiscal e Criminal da Justiça Estadual e Federal da(s) região(ões) onde residiu nos últimos cinco anos. A validade do cadastramento será de um ano, podendo ser renovado.
O cadastramento de intérpretes é apenas uma das ações do Projeto Trânsito em Todos os Sentidos, que prevê também a adaptação das provas e informações do site do Detran/RS para língua de sinais.