Detran/RS leva projeto de incentivo ao uso da bicicleta a Guaíba
Publicação:

O Detran/RS realizou nessa quarta-feira (11), a quarta edição do projeto que busca promover o uso da bicicleta no Rio Grande do Sul. O curso Bike na Rua aconteceu no auditório da unidade Ulbra Guaíba, e contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana do município, Fernando Maganha, e do diretor da unidade, Marcelo Müller. O evento foi uma realização da Autarquia, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com o apoio da Ulbra Guaíba.
A atividade constituiu uma aula integrativa do Curso de Administração de Empresas da Universidade e uma aula magna do Eja das Escolas E.M.E.F. Amadeu Bolognesi e E.M.E.F. Teotônio Vilella. Cicloativistas do grupo Pedala Guaíba também participaram.
Em sua apresentação, o administrador e ciclista Silvério Kist, do Detran/RS, destacou as vantagens econômicas do incentivo à circulação de bicicletas, trazendo pesquisas internacionais que apontam o aumento do gasto médio no comércio de bairro após a instalação de ciclovias. Kist falou sobre as diferenças entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e trouxe uma série de exemplos onde a infraestrutura falhou.
“A infraestrutura deve ser pensada de acordo com as necessidades dos usuários. A ciclovia ou ciclofaixa deve ter uma continuidade, pois trechos isolados não atraem as pessoas que querem utilizar a bicicleta como transporte cotidiano. Além disso, essas faixas exclusivas jamais devem ser colocadas junto ao canteiro central de avenidas, pois expõe o ciclista ao fluxo de veículos que transitam com maior velocidade, além de exigir travessias que seriam desnecessárias com melhor planejamento. É importante, ainda, que os pedestres estejam contemplados com calçadas adequadas, para que não ocupem o espaço dos ciclistas”.
O encontro também abordou a legislação relacionada à bicicleta. Tratou dos equipamentos obrigatórios, passando pelas regras de circulação, vias onde o ciclista não pode circular, até as infrações previstas para motoristas que desrespeitam o direito do ciclista de andar na rua e para o próprio ciclista.
Municípios interessados em participar do projeto devem entrar em contato através do e-mail ept@detran.rs.gov.br.