Dicionário de LIBRAS do DetranRS reúne vocábulos de trânsito
Publicação:

Para qualificar a formação de candidatos surdos, o DetranRS lançou, nesta quarta-feira (22), durante o 1º Encontro Virtual de Intérpretes de LIBRAS do DetranRS, a versão atualizada do dicionário de vocábulos de trânsito. O material, que deve servir de referência a tradutores e intérpretes da língua brasileira de sinais, além de apoio aos próprios candidatos surdos, reúne mais de 500 vocábulos recorrentes no processo de formação de condutores, apresentados em sinais fotografados e com verbetes que contextualizam seus significados.
Na elaboração da nova versão foram considerados sinais adotados pela comunidade surda, contando com a colaboração de profissionais do DetranRS e consultoria de intérpretes fluentes em LIBRAS.
Responsável pelo projeto, a pedagoga Macleine Paviani, da Coordenadoria de Exames Teóricos do DetranRS, explica que o objetivo é qualificar continuamente o processo de habilitação de condutores surdos através da acessibilidade linguística. “É um material que precisa ser constantemente revisado. Devido à existência de variações linguísticas, por vezes convencionadas em determinadas localidades/regiões do estado, sempre haverá possibilidade de novas construções e de constantes atualizações.
A servidora também explica que para muitas palavras específicas da área de trânsito não há sinal convencionado pela comunidade surda e o dicionário apresenta então sugestões de escolha tradutória.
O dicionário de LIBRAS do DetranRS está disponível no site www.detran.rs.gov.br, no menu Habilitação, em Orientação para candidatos surdos.
Origem
Desde 2009 o Detran gaúcho vem desenvolvendo ações que visam a inclusão de pessoas surdas no processo de habilitação. O projeto precursor, designado à época “Trânsito em Todos os Sentidos”, dentre outros avanços, possibilitou a elaboração do primeiro dicionário de LIBRAS com vocábulos específicos, relacionados à dinâmica do trânsito e a termos usualmente utilizados no processo de habilitação, produzido através de parceria com a FADERS.
Na última década, foram realizados mais de 4,8 mil exames teóricos e práticos a candidatos surdos, período no qual se verificou a necessidade de ampliar o material, padronizar e divulgar sinais específicos da área de trânsito. O RS possui registrados atualmente 1,5 mil condutores com CNH válida.
“A Autarquia está comprometida em qualificar o atendimento às pessoas surdas e o dicionário lançado hoje mostra a importância que damos para a formação de condutores e inclusão social”, destacou o diretor-geral Enio Bacci.