Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sistema eletrônico permitirá maior controle da frota de transporte público

Publicação:

Os municípios gaúchos já podem contar com uma moderna ferramenta para controle da frota de transporte público. O Sistema de Controle da Frota Oficial de Transporte Público foi apresentada ontem (20) pelo Detran/RS no Seminário Temas Atuais de trânsito, que também discutiu a regularização do motofrete.

O Detran/RS desenvolveu um módulo no seu sistema informatizado de gerenciamento de veículos que vai permitir às prefeituras cadastrarem online  as autorizações de novos emplacamentos, transferência de propriedade, alteração de característica e de categoria dos veículos da frota de transporte público. O processo hoje é feito em papel, com risco de perda, extravio e fraudes.

Além de eliminar o risco de falsificação do documento, o sistema permite maior controle do poder público sobre a frota, mantendo o histórico do prefixo e dos veículos vinculados. Dessa forma, o município pode controlar com mais facilidade a validade das autorizações (se está vencida, o sistema tranca a possibilidade de qualquer serviço no CRVA), os benefícios tributários, além de produzir estatísticas mais apuradas, permitindo gerar relatórios sobre o volume, idade e a situação da frota

“O veículo utilizado no transporte público não é um veículo particular comum, é uma concessão do poder público, gozando de privilégios como isenção do IPVA. Necessitam, portanto, de controle rígido.”, explica Jardel Nunes, assessor da Divisão de Registro de Veículos do Detran/RS.

Como projeto piloto, a Empresa Pública de Transporte Público e Circulação (EPTC) já utiliza a ferramenta há 4 anos, com sucesso. No evento, os agentes Filipe Sias e Nadilene Brustulin relataram a experiência portoalegrense. O projeto agora será estendido aos municípios interessados através de convênio com o Detran/RS, sem nenhum custo para as prefeituras.

 

DetranRS - em defesa da vida