Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Situação do documento do veículo

Como consulto a situação do documento do veículo?

Atualmente não existe mais impressão de documentos de veículos em papel-moeda pelo DetranRS, tampouco envio pelos Correios. Tudo é acessado pelo proprietário digitalmente, por meio do aplicativo de celular Carteira Digital de Trânsito (CDT), Portal do Denatran, ou Central de Serviços do DetranRS. Também é possível buscar informações mais gerais informando placa e Renavam neste link, ou em qualquer CRVA do RS.

POR QUE O DETRAN NÃO MANDA MAIS O DOCUMENTO IMPRESSO?
Com o objetivo de unificar todas as informações sobre veículos em um único documento, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou o fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso em papel-moeda, a partir de 04 de janeiro de 2021. Antigamente conhecido como DUT (Documento Único de Transferência), o documento que certifica a propriedade do veículo também passará a ser digital, integrado ao documento de licenciamento anual. Assim, dados sobre a propriedade e sobre o licenciamento do veículo ficarão reunidos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e). A mudança foi definida na Resolução 809/2020 do Contran, publicada no Diário Oficial da União em 24 de dezembro de 2020 e vale para todo o Brasil.

 

RASTREAMENTO DO ANTIGO CRV, chamado popularmente de "DUT": 
Para processos encerrados até dezembro de 2020 e que geraram o Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso - como primeiro emplacamento ou transferência de propriedade, etc - o proprietário do veículo pode verificar o prazo de entrega do documento na Central de Serviços do DetranRS. Lá consta a data da emissão, o código de rastreamento e a previsão de entrega (cerca de 5 dias úteis). O proprietário do veículo pode acompanhar a entrega do documento diretamente no site dos Correios.

DetranRS - em defesa da vida