Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Apresentação de condutor infrator

Como fazer a apresentação de condutor infrator?

Se o seu veículo foi autuado, mas, não era você quem dirigia, faça a correta apresentação do condutor infrator.

Para isso, leia com atenção e siga atentamente as instruções da notificação do auto de infração de trânsito (NAIT), enviada para o endereço do proprietário do veículo e que também está disponível para impressão a partir do site www.detran.rs.gov.br >>  Guias de pagamento e notificações.

Reúna a documentação necessária e preencha integralmente o formulário de identificação de condutor sem rasuras. Ele deverá ser assinado pelo proprietário do veículo e pelo condutor apresentado, com as assinaturas iguais as dos documentos enviados. 

Essa documentação deve ser encaminhada ao DetranRS, dentro do prazo que consta na Notificação:
* pelos correios, para o DetranRS (Rua Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º andar, Porto Alegre/RS, CEP 90230-010);
* ou, pessoalmente, na Rede TudoFácil, em Porto Alegre - Centro: Avenida Borges de Medeiros, nº 521; Zona Norte: Rua Domingos Rubbo, nº 51; Zona Sul: Avenida Wenceslau Escobar, nº 2666.

Tutorial em vídeo sobre o assunto:

00:00:00/00:00:00

Apresentação do Condutor Infrator

Como é possível fazer a apresentação de um condutor infrator diferente do proprietário do veículo? O DetranRS mostra o tipo de infração que permite essa apresentação, de que forma fazê-la e o prazo. ⏰ Crédito: DetranRS Oficial

Para saber mais sobre como fazer a apresentação de condutor infrator, clique aqui.

Atenção: sendo a infração de trânsito do órgão autuador DNIT (cód. 300), EPTC (cód. 288010) ou PRF (cód. 100), ou ainda, de órgão autuador de outro estado, siga atentamente as orientações constantes no formulário para apresentação de condutor.

DetranRS - em defesa da vida