Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Apresentação de condutor infrator

Como fazer a apresentação de condutor infrator?

Se o seu veículo foi autuado, mas, não era você quem dirigia, faça a correta apresentação do condutor infrator.

Para isso, leia com atenção e siga atentamente as instruções da notificação do auto de infração de trânsito (NAIT), enviada para o endereço do proprietário do veículo e que também está disponível para impressão no site www.detran.rs.gov.br >> Guias de pagamento e notificações.

Para fazer a apresentação de condutor infrator por meio eletrônico (pela internet):

É possível fazer tudo pela Central de Serviços do DetranRS. Clique nos links ao lado e saiba como fazer - veículo de pessoa física ou pessoa jurídica (empresa).

Para fazer a apresentação de condutor infrator por meio físico (em papel):

Reúna a documentação necessária e preencha integralmente o formulário de identificação de condutor sem rasuras. Ele deverá ser assinado pelo proprietário do veículo e pelo condutor apresentado, com as assinaturas iguais as dos documentos enviados. 

Essa documentação deve ser encaminhada ao DetranRS, dentro do prazo que consta na Notificação:
• pelos Correios, endereçado a Rua Washington Luiz, 904 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460;
• entrega presencial nos postos da rede TudoFácil, em Porto Alegre (clique aqui e faça o agendamento obrigatório) - Zona Norte: Rua Domingos Rubbo, nº 51; Zona Sul: Avenida Wenceslau Escobar, nº 2666.

Tutorial em vídeo sobre o assunto:

00:00:00/00:00:00

Apresentação do Condutor Infrator

Como é possível fazer a apresentação de um condutor infrator diferente do proprietário do veículo? O DetranRS mostra o tipo de infração que permite essa apresentação, de que forma fazê-la e o prazo. ? Crédito: DetranRS Oficial

Para saber mais sobre como fazer a apresentação de condutor infrator, clique aqui.

Atenção: sendo a infração de trânsito do órgão autuador DNIT (cód. 300), EPTC (cód. 288010) ou PRF (cód. 100), ou ainda, de órgão autuador de outro estado, siga atentamente as orientações constantes no formulário para apresentação de condutor.

DetranRS - em defesa da vida