Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Substituir placa de veículo perdida

Placas de veículos perdidas, o que fazer?

Caso a placa do seu veículo tenha sido perdida, extraviada, roubada ou furtada, será necessária a substituição. Por segurança, registre a ocorrência junto à Policia Civil.

Se o veículo ainda utilizava o modelo antigo (placa cinza), será obrigatória a mudança para a placa padrão Mercosul. Para fazer, basta seguir o passo a passo do serviço Troca de placas. Isso porque desde 17/12/2018, quando foi implantado o novo sistema de identificação de veículos no RS, não existem mais fábricas das antigas placas cinza no Estado.

Para quem já tem a nova placa Mercosul, a orientação é:
- emitir a guia de arrecadação no site do DetranRS para o serviço “415 Autorização para Fabricação de Placas” e efetuar o pagamento na rede bancária conveniada;

- dirigir-se ao CRVA para realizar o processo de autorização para fabricação de placas. Será realizada uma vistoria e posteriormente emitida a autorização.

- de posse da autorização, dirija-se a uma EPIV (Estampadora de Placa de Identificação Veicular) para confecção da(s) placa(s), e depois retorne ao CRVA para colocação no veículo.

Circular em via pública sem qualquer das placas de identificação é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e apreensão do veículo.

Para mais informações, clique no link: Placas padrão Mercosul.

DetranRS - em defesa da vida