Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Licenciamento do veículo

O que é?

O licenciamento anual do seu veículo é composto de três partes: 

  1. IPVA: é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, uma arrecadação de competência da Secretaria Estadual da Fazenda. Consulte o site próprio para esclarecer dúvidas sobre pagamentos, calendário de datas de vencimento, descontos e outros serviços.
  2. Seguro DPVAT: é o seguro obrigatório utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, administrado por um consórcio de seguradoras denominado Seguradora Líder. Também possui site próprio para consultas sobre pagamento, utilização e acompanhamento de processos.
  3. Taxa de expedição do documento: recolhida pelo DetranRS, serve para cobrir os custos de produção, sistema e entrega.

Atenção: para emitir o documento, o proprietário também precisa quitar eventuais multas vencidas.

Forma de Solicitação

  1. Verifique a situação do licenciamento do seu veículo no menu Consulta de Veículos.
  2. Efetue o pagamento dos encargos em um dos bancos conveniados apresentando a placa e o número do RENAVAM (constam no documento).
  3. Aguarde a entrega do documento (CRLV - Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo) pelo correio. Na Consulta de Veículos há um link para você acompanhar a impressão e a situação de entrega do seu documento. 

Documentos Necessários

Para realizar o pagamento você vai precisar do número da placa e do RENAVAM. Você encontra ambos no documento do veículo (CRLV).

Prazo

O prazo de entrega do documento é de cerca de cinco dias úteis, mas pode variar em épocas de demanda mais intensa. Por isso é importante você se programar para evitar ficar sem documento válido.

Quanto custa?

Os valores das obrigações variam de acordo com o veículo.

Onde pagar?

Em um dos bancos conveniados: Banco do Brasil (somente para correntistas), Banrisul, Caixa Econômica Federal, Santander, Sicredi ou Bradesco.

Onde Fazer?

Diretamente com o banco conveniado apresentando número da placa e RENAVAM. O documento é entregue pelo correio.

DetranRS - em defesa da vida